Croissants brioche

Um dos meus pequenos-almoços preferidos é croissant brioche com fiambre e manteiga e um galão bem escurinho! Quando estive em Portugal era um assim todos os dias😉!

Por aqui, os croissants são de massa folhada e apesar de gostar, sinto que estou a comer manteiga e mais manteiga!
Nada como fazer ao meu gosto e em casa na minha amiga Bimby! Sairam uns mini croissants para os rapazes levarem para os lanches da escola. Congelo e depois é só retirar quando precisar. Espero que gostem e resto de bom domingo!
Ingredientes:
300 gr. leite
50 gr. manteiga
1 saqueta de fermento de padeiro seco
60 gr. açucar
550 gr. farinha 
1 colher de chá de sal
Leite para pincelar

Preparação:
1. Coloque no copo o leite, a manteiga, o fermento e o açucar e aqueça 3 min/ 37 graus/vel. 2.
2. Adicione a farinha e o sal e amasse 3 min/ vel. Espiga. Retire a massa para um recipiente morno cerca de 1 hora ou até dobrar de volume.

3. Dividi a massa, metade fiz rolinhos de canela e a outra metade fiz os croissants.

4. Coloquei a massa no meu tapete da wilton que é bom para delimitar o círculo e os triângulos.

5. Depois estica-se a massa com a ajuda de um rolo até formar um circulo de mais ou menos 2 a 3mm de espessura.

6. Divide-se o circulo primeiro em 4 partes iguais e depois em 8.

7. Enrolam-se a partir da parte mais larga até a ponta, formando um Croissant.

8. Dividem-se pelos Tabuleiros do forno e deixando levedar por mais 30 minutos.

9. Pincelam-se com o leite...

10. E vão ao forno a 180 graus com calor por cima por baixo por 15 a 20 minutos. 
E aqui estão eles quentinhos!
Simples ou recheados com chocolate, doce ou manteiga, são sempre deliciosos!

Comentários

  1. Minha querida Susaninha! Vim agora ao teu blog para "roubar" uma receita (confesso que o faço muitas vezes :-) ) e passei por acaso, pelos teus croissants! Têm óptimo aspecto (como tudo o que fazes), mas... experimenta fazer estes: http://cristinatbernardo.blogspot.pt/2015/05/croissants.html
    Ficam mesmo mesmo TOP!!! De comer e chorar por mais!!!
    Já agora... congelas os croissants "crus" ou já prontos?
    Beijinho GRANDE
    Anita Alves

    ResponderEliminar
  2. Minha querida Anita! Ainda bem que vens cá 'roubar' algumas receitas. e já agora obrigada pela receita que partilhaste comigo, prometo que vou fazê-la brevemente. Normalmente, congelo os croissants depois de feitos! Beijinhos grandes e bom fim-de-semana, Susana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Bolo de chocolate na Varoma

Pão Doce

Pão de Alho